Github

CPqD integra dojot a uma rede blockchain: Veja o resultado

Parque Tecnológico de Itaipu adota plataforma aberta dojot
30 de novembro de 2018
Plataforma dojot terá treinamento pela IWF Consultoria e Treinamentos
17 de maio de 2019

Recentemente, o CPqD integrou a dojot, plataforma de IoT com código aberto, a uma rede blockchain, baseada no Hyperledger Fabric, framework de desenvolvimento – também em código aberto – mantido pela The Linux Foundation.

Para demonstrar essa integração, foi criada uma aplicação que simula o rastreamento de informações de produtos durante seu transporte. A aplicação permite que o usuário verifique as condições desse transporte, como a temperatura e o posicionamento da porta do contêiner, ou seja, se ela foi aberta ou não.

Com o auxílio da plataforma dojot, essas informações são coletadas pelos sensores de um beacon dentro do contêiner monitorado e, em seguida, são registradas “em pedra” na rede blockchain, baseada no Hyperledger Fabric. Assim, é garantida a possibilidade de auditoria dos valores ao longo de um processo de transporte.

A proposta da dojot de facilitar a rápida prototipagem e evolução para produção não é vantajosa apenas para o cliente final, mas também para nosso time interno, que levou poucos dias para implementar a integração entre a plataforma e o blockchain.

Os comentários estão encerrados.