Github

Plataforma dojot rende prêmio de inovação ao CPqD

Gestores conhecem a dojot para uso em Internet das Coisas em evento de Vinhedo
11 de outubro de 2017
Plataforma dojot será integrada à rede pública de conectividade com tecnologia Sigfox
11 de outubro de 2017

A dojot rendeu ao CPqD o segundo lugar na categoria Fornecedores de Software e Serviços, do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, concedido pela Momento Editorial. Essa conquista é um grande e importante reconhecimento pelo caráter inovador do projeto de plataforma aberta IoT.

“A dojot é a primeira plataforma de código aberto voltada para o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas com foco na realidade brasileira e com suporte local”, afirma Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD.

Acrescentou também a intenção da plataforma. “A intenção é agregar empresas, startups e a comunidade de desenvolvedores IoT em torno dessa plataforma, facilitando a criação de um ecossistema nessa área no país e o desenvolvimento de soluções para diversos segmentos, como cidades inteligentes, agronegócio e a indústria, entre outros”, disse ele.

Construída com base em ferramentas open source, a dojot faz parte de um projeto mais amplo, financiado pelo FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e também da Finep, que vem sendo conduzido pelo CPqD em parceria com demais Instituições de Ciência e Tecnologia brasileiras.

O Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações é resultado de uma pesquisa que contou com a colaboração de cem empresas com atuação no mercado brasileiro, onde indicaram produtos e serviços inovadores, em cinco categorias. Essa pesquisa envolveu todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações e, assim, os produtos e serviços mais inovadores foram escolhidos por um júri de especialistas formado por representantes da Academia, Governo, Sociedade Civil e da Momento Editorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *